EXTENSÃO

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O projeto visa discutir com alunos e professores de escola pública as diferenças entre os conceitos de "tempo" e "clima", através da vivência das variações das condições da atmosfera no dia a dia (o tempo) e mostrando os resultados dos estudos que revelam a persistência e as variações das características da atmosfera ao logo dos anos e décadas (o clima). Percebe-se que é marcante o interesse de todos pelos fenômenos extremos do tempo, como tempestades de verão, tornados, furacões e frentes frias intensas. Além disso, já é reconhecido que a ingestão sistemática na atmosfera de gases que causam danos aos seres vivos e às propriedades (poluentes) ou que modificam o balanço de radiação do planeta (gases do efeito estufa) têm alterado a constituição básica da nossa atmosfera com consequências para o clima do planeta. Conhecer os fenômenos extremos, explicar as variações e mudanças climáticas e entender como as previsões do tempo e do clima são feitas são os principais objetivos deste projeto de apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública do nosso estado, projeto inédito na área de Meteorologia no Rio de Janeiro.

Coordenadora: Profª. Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF)

Participantes

  • Professores:

       Alfredo Silveira da Silva (UFRJ)

       Eliane Barbosa Santos (UENF)

       Isimar de Azevedo Santos (UENF)

       Nivaldo Silveira Ferreira (UENF)

       José Ricardo Siqueira (UENF)

       Wallace Figueiredo Menezes (UFRJ)

  • Meteorologista

       Sérgio Xavier Manhães (UENF)

  • Bolsistas 

       Diogo Souza Santos

       Natália Rodrigues Coutinho

       Gabriel Amancio Vianna Wayand

       Marcelle Silva Ferreira

  • Jornalismo

​       Juliana Neves Afonso​

  • Educação Ambiental

​       Gildo Rafael de Almeida Santana​

  • Marketing Digital

       Rogério Torres Nunes - Criatividade Coletiva/INEXX

DESASTRES NATURAIS E SUA ABORDAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Os desastres naturais vêm se tornando cada vez mais frequentes no mundo. No estado do Rio de Janeiro, e no Brasil de uma forma geral, a maior parte dos desastres está associada a eventos extremos - como chuvas intensas e secas - eventos que vêm causando grandes prejuízos sociais e econômicos às regiões atingidas. Portanto, ações são necessárias para contribuir com a prevenção e mitigação.  Uma alternativa vincula-se a educação ambiental, a qual busca mediar informações a população, auxiliando na construção do conhecimento crítico. Diante disso e ao entender que a escola é um alicerce na construção do pensamento crítico de sua sociedade, o objetivo deste projeto é desenvolver, em conjunto com as escolas participantes, cartilhas com atividades lúdicas para serem utilizadas como material complementar no ensino fundamental, visando contribuir para a sensibilização dos alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente e informá-los sobre os procedimentos básicos em caso de desastres naturais.

 

Coordenadora: Profª. Eliane Barbosa Santos (UENF)

Participantes:

  • Profª. Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF)

  • Esp. Gildo Rafael de Almeida Santana (UENF\IFF)

  • Nathan Silva da Silva (UENF)

  • Bolsistas

       Rafael Rodrigues Ribeiro

       Matheus Ribeiro Peixoto Bastos 

LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA - LAMET

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