PROJETOS

PESQUISA > PROJETOS

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO​

Clima e Energia

Descrição: O objetivo desta pesquisa é contribuir com a melhoria no entendimento e na previsão dos sistemas físicos da atmosfera que causam chuvas extremas ou longos períodos de estiagem na região do Norte Fluminense, ampliar a inserção das ciências atmosféricas na descrição detalhada do potencial das energias eólica e solar que são abundantes nesta região do estado do Rio de Janeiro e implementar estudos que descrevam a degradação do óleo em derrames no mar em função do estado da atmosfera e de suas variáveis.

Integrantes: Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF) - Coordenadora / Isimar de Azevedo Santos (UENF) / Eliane Barbosa Santos (UENF) / Eliane Soares de Souza (UENF).
Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

Efeitos das Teleconexões Climáticas sobre a Precipitação na América do Sul

Descrição: Este estudo tem dois objetivos: (1) analisar as teleconexões e a influência do fenômeno ENOS e das anomalias da TSM no Oceano Atlântico Tropical sobre o clima da América do Sul bem como (2) avaliar conjuntamente a influência das anomalias de TSM do Pacífico tropical e do Atlântico tropical sobre a precipitação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, assim como sobre o posicionamento e intensidade da ZCIT no Atlântico. Detre os resultados esperados, pretende-se demonstrar que nem sempre na ocorrência de El Niño há deficit de precipitação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, pois a influência das anomalias de TSM do Atlântico tropical se acopla ao efeito das anomalias de TSM do Pacífico, alterando ou fortalecendo o sinal das anomalias de precipitação sobre o Brasil tropical.

Integrantes: Isimar de Azevedo Santos (UENF) - Coordenador / Otto Corrêa Rotunno Filho (UFRJ) / Afonso Augusto Magalhães de Araujo (UFRJ) / Michelle Simões Reboita (UNIFEI).

Estudo da Variabilidade da Radiação Solar Global sobre o Município de Macaé-RJ Utilizando Dados de Superfície

Descrição: O objetivo deste projeto é estimar a radiação solar global sobre o município de Macaé-RJ utilizando dados de superfície e estudar o potencial solar do município.

Integrantes: José Ricardo Siqueira (UENF) - Coordenador / Valdo da Silva Marques (UENF) / Nivaldo Silveira Ferreira (UENF).

Eventos Extremos de Precipitação no Sudeste do Brasil

Descrição: Em um contexto fortemente marcado por mudanças climáticas, incertezas e com tendências de alterações na disponibilidade de recursos hídricos e de aumento na frequência da ocorrência de eventos climáticos extremos, torna-se premente a necessidade de aprimorar os estudos sobre extremos. Diante disso, o presente projeto visa uma caracterização detalhada dos eventos extremos de precipitação em diferentes escalas de tempo no Sudeste do Brasil.

Integrantes: Eliane Barbosa Santos (UENF)- Coordenadora / Gildo Rafael de Almeida Santana / Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF).

Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro aprovado.

Modelagem Numérica da Atmosfera Global para Estudos do Clima

Descrição: É usual atualmente procederem-se integrações de modelos atmosféricos globais usando tanto dados históricos quanto idealizados para produzir simulações do comportamento do Sistema Terrestre. O modelo SPEEDY, usado neste projeto, é uma interessante ferramenta de investigação climática. Devido à sua simplicidade por ser um modelo de complexidade intermediária, o modelo SPEEDY é útil no entendimento de diversas variabilidades e mudanças climáticas, permitindo facilmente ganhos relevantes tanto científicos quanto computacionais. No presente projeto, são buscadas relações de causa e efeito entre processos climáticos como o aquecimento global devido ao aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera e variações no posicionamento e na intensidade de sistemas tropicais como a ZCIT e a ZCAS.

Integrantes: Isimar de Azevedo Santos (UENF) - Coordenador /  Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF)/ Alfredo Silveira da Silva (UFRJ) / Otto Corrêa Rotunno Filho (UFRJ) / Julio Buchmann (UFRJ) / Nivaldo Silveira Ferreira (UENF).

Mudanças na Extensão do Gelo Sobre o Mar no Ártico e na Antártica: Impactos Futuros no Clima da América do Sul

Descrição: O presente projeto trata do estudo das possíveis alterações sobre o clima na América do Sul provocadas pelas mudanças na extensão da cobertura de gelo sobre o mar nas regiões do Ártico e da Antártica. As análises serão feitas com o uso do modelo de circulação geral da atmosfera SPEEDY que pode descrever o comportamento da atmosfera quando sujeita a diferentes condições de contorno. Integrações longas e de caráter global serão implementadas com o modelo atmosférico visando estabelecer a situação de equilíbrio do clima após a introdução de alterações na extensão do gelo sobre o mar, especificamente diminuindo-a em regiões do Ártico e aumentando a extensão sobre a região do entorno da Antártica, por serem estas as tendências observadas ao longo dos últimos anos. As simulações do clima com o modelo SPEEDY serão globais, mas a ênfase nas análises será na determinação das alterações sobre o clima na América do Sul, em especial sobre os componentes de seu ciclo hidrológico.

Integrantes: Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF) - Coordenadora / Alfredo Silvaira da Silva (UFRJ) / Isimar de Azevedo Santos (UENF).

Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

Redimensionamento do Potencial Eólico do Norte Fluminense Usando o Modelo WRF em Simulações de Alta Resolução

Descrição: Recursos naturais limitados, transtornos ambientais decorrentes das mudanças climáticas e a necessidade de diversificação no suprimento energético, são fatores que têm motivado o mundo desenvolvido na busca de fontes renováveis de energia como partícipes da matriz energética para os próximos anos. A energia eólica é uma dessas fontes renováveis, com uma indústria que é uma das forças motrizes da economia na Europa e nos países desenvolvidos da Ásia. Até 2018 estima-se que a participação da energia eólica na matriz energética brasileira alcance 8%, sendo a fonte de energia que mais cresce no Brasil atualmente. O que este projeto pretende é o acesso às melhores fontes de dados meteorológicos e a utilização da técnica da modelagem numérica em alta resolução para um minucioso e detalhado redimensionamento do potencial eólico no norte do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a indicação de fazendas eólicas on-shore e off-shore.

Integrantes: Isimar de Azevedo Santos (UENF) - Coordenador /  Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (UENF)/ José Ricardo Siqueira (UENF) / Nivaldo Silveira Ferreira (UENF).

Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA - LAMET

Av. Brennand s/n, Parque Industrial Bellavista

Macaé - RJ, CEP: 27.925-535,

Caixa Postal 119562, CEP: 27.910-970

Tel.: (22) 2765-6000 Ramal: 56000

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon